Seleccionar página

O que é bom paga-se! O que acontece nas outras profissões, não é diferente para os fotógrafos!

Sempre defendi que a democratização da fotografia, com a chegada da era digital, nos levou não só a competir entre nós, como também fotógrafos com preços muito baixos, ou com amigos e familiares dos noivos que se oferecem para tirar as fotos de forma desinteressada.

F2Studio_fotografia de boda_best 2015

© JAVIER ABAD

É o pão-nosso de cada dia de uma profissão que, em tempos que já lá vão, carecia destes problemas. A Igreja e o local do banquete tinham fotógrafos que revelavam as fotografias e que as vendiam de acordo com as quantidades que os clientes pediam. Os tempos mudaram, agora oferecem-se muito mais serviços, em muito mais formatos e de maior qualidade. Basta comparar os álbuns dos nossos pais com as reportagens tão excepcionais que se fazem hoje em dia. E mais ainda, se falarmos dessa geração de fotógrafos com alma que a Unionwep tão bem representa.

Se a mentalidade dos fotógrafos está a mudar, porque é que não muda também a dos clientes? É certo que, cada vez mais há pessoas se informam sobre quem são os melhores fotógrafos, aqueles que procuram uma personalização nos seus álbuns de casamento e, inclusivamente, propõem situações criativas. Mas isto não é normal!

Continuamos a apostar no negócio em vez da qualidade, num problema bastante enraizado na cultura visual e na poupança que preferimos investir noutros pormenores. Não é que goste de generalizar porque existem nuances e excepções. Há fotógrafos com uma solidez técnica e emotiva indiscutível que oferecem preços baixos (sem qualquer excepção), da mesma maneira que há outros que praticam preços mais elevados realizando trabalhos medíocres.

01 FILIPE SANTOS BODAF

© FILIPE SANTOS

Mas e então? Qual é o preço certo para um fotógrafo de casamento? De acordo com um inquérito realizado pela Unionwep, onde se apresentavam diferentes preços para um álbum de 30 folhas, entrega de fotos em DVD ou USB, sessão de noivos, casa da noiva, cerimónia, reportagem e uma hora no copo de água. As respostas foram claras: 63% dos inquiridos entendo que o preço mínimo recomendado para este serviço seria 1750€.

Ao contrário do que é comum pensar-se, um fotógrafo de casamento, ou de qualquer outra área da fotografia, não se cinge exclusivamente às horas de trabalho durante o dia da cerimónia. Os fotógrafos de casamento funcionam como uma empresa e, como tal, têm uma série de custos que é necessário suportar. E o tempo tem um preço! As horas de promoção, a procura de clientes e contratos com os noivos, com os fornecedores, os gastos em material, em renovação de equipamento e por consequência o seu desgaste, os cursos de formação para o oferecer os melhores serviços evitando o estancamento técnico e criativo, o transporte, as horas de selecção e edição de imagens, a montagem do álbum, as reuniões com o cliente e mais um vasto etcetera, que fazem com que o resultado seja óptimo e satisfatório.

Se a tudo isto somarmos o compromisso criativo por parte do fotógrafo, ou seja, que a sua perspectiva faça das fotografias um produto optimizado e adaptado a cada casal, oferecendo um resultado que se destaque sobre o resto, o preço está mais que justificado. Está claro que se optarmos por contratar os serviços de um fotógrafo por uma pechincha, corremos o risco de vir a receber um produto carente de emoção e empatia. Além de uma série de extras, que pela simplesmente pela escolha barata do material (álbum, DVD, etc), não nos garantem o mínimo de durabilidade e cuidado na hora de trabalhar com as nossas fotografias.

00 DANI AGUILAR BODAF

© DANI AGUILAR

Cada um é livre de decidir como é que distribui o orçamento para o seu casamento, no entanto há que ter em conta que os momentos e recordações são efémeros na nossa memória mas perduráveis na fotografia, pelo que, uma boa reportagem fotográfica e a sua consequente transposição num álbum farão como que estas vivências não caiam no esquecimento. Pensem em tudo o que há por detrás deste tipo de trabalho e valorizem-no. Como fotógrafo de casamento, calcula os custos e as horas de trabalho e enaltece-te a ti próprio, não só como produtor de imagens, mas também como criativo.

Valoriza-te!

 

Registe-se

Para a Bodaf Portugal Global é importante saber quem navega no nosso portal e interage com ele.

É com este objetivo que solicitamos que se registe. Ao fazê-lo, terá acesso à leitura das nossas publicações e pode subscrever as nossas newsletters periódicas - Magazine Bodaf - Desconto...

Registe-se

Para a Bodaf Portugal Global é importante saber quem navega no nosso portal e interage com ele.

É com este objetivo que solicitamos que se registe. Ao fazê-lo, terá acesso à leitura das nossas publicações e pode subscrever as nossas newsletters periódicas - Magazine Bodaf - Desconto...